Professor Iasson, O SOBERANO


Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

CECAMP - 3º.Ano - Filosofia - Atividade Individual

01. Platão achava que as coisas que percebemos são somente imagens, as sombras projetadas em nossa pequena caverna, oriundas de realidades superiores que existem, perenes, imutáveis, perfeitas, no mundo das ideias Acima de tudo, a ideia do bem. Isso corresponde à Teoria das Ideias?

02.Quem deve ser o governante, segundo Platão?

03. Para Platão, a realidade material e o conhecimento sensível são ilusórios? Justifique.

04. Para Platão, a alma era dividida em três partes, quais são elas e suas características: 
05O Banquete de Platão é sem sombra de dúvida um dos maiores estudos sobre o amor. Esse texto juntamente com um texto bíblico são grandes tesouros sobre o tema, para quem tem desejo em estudá-los ou simplesmente curiosidade. Uma das falas mais belas do Banquete é a de Aristófanes, vejamos um trecho:
Em primeiro lugar, três eram os gêneros da humanidade, não como agora, o masculino e o feminino, mas também havia mais um terceiro, comum a estes dois, do qual resta agora um nome, desaparecida a coisa; andrógino era então um gê- nero distinto (...). Depois, inteiriça era a forma de cada homem, com o dorso re- dondo, os flancos em círculo; quatro mãos ele tinha, e as pernas o mesmo tanto das mãos, dois rostos opostos um ao outro era um só, e quatro orelhas, dois se- xos, e tudo o mais como desses exemplos se poderia supor. (...) Eram (...) de uma força e de um vigor terríveis, e uma grande presunção eles tinham; mas voltaram- -se contra os deuses (...) Depois de laboriosa reflexão, diz Zeus: “Acho que te- nho um meio de fazer com que os homens possam existir, mas parem com a intemperança (...) eu os cortarei a cada um em dois (...). Por conseguinte, desde que a nossa natureza se mutilou em duas, ansiava cada um por sua própria me- tade e a ela se unia (...). É então de há tanto tempo que o amor de um pelo outro está implantado nos homens, restaurador da nossa antiga natureza, em sua ten- tativa de fazer um só de dois e de curar a natureza humana. (189e, 190a-d, 191a, 191d)2 (Platão, 1995, p. 125-129)
                                      O Amor de Helena e Páris ,de Jacques-Louis David

a) Quais são os três gêneros de da humanidade segundo o Banquente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário